Guia básico 2–Saúde e desempenho do computador

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Imagem 01

Podemos, facilmente, notar como anda a saúde do nosso computador pela diferença da velocidade normal dele com a que ele se encontra. Um computador lento, que trava muito, enfim, que dá muita dor de cabeça é um computador que precisa de cuidados. Vale a pena dedicar algumas horas para arrumar o computador e garantir economia de tempo futuramente.
Primeiro precisamos efetuar uma limpeza completa no nosso local de trabalho, afinal, trabalhar em lugar sujo não da certo.

 

Vírus!

Imagem 01

Quando nosso computador está estranhamente lento, mostrando muitos erros ou com funcionamento suspeito é bem provável que esteja com algum tipo de virose infectando seu sistema. Temos diversos tipos de malware (programas maliciosos) que prejudicam o funcionamento do nosso computador, a melhor maneira de deixar seu computador livre deles é evitando-os.

 

Focos de vírus.

 

Orkut

 

Com a popularização da rede social e a falta de informação da nossa sociedade quando o assunto é informática. O resultado é que muitos crackers se aproveitam para criar armadilhas e programas de mal gosto apenas para atrapalharem sua vida. No Orkut, para evitar isso, é uma questão de bom senso. Evitar clicar em recadinhos coloridos de mais, em cartões brilhantes e com gliter, propagandas (aliás, NUNCA clique em propagandas), pornografia (se quiser ver isso, vá em um site mais conhecido e com histórico… ou compre uma revista na banca ¬¬), noticias escandalosas, “fotos da festa ontem”…

Saber evitar essas coisas ajuda muito no combate aos vírus.

 

Imagem 02

As pessoas disfarçam os links para que estes pareçam seguros, como na imagem acima, mas uma rápida análise releva o real link. Em qualquer lugar você pode clicar encima do link aparente e selecionar Copiar endereço do link (ou copiar link) e colar em um bloco de notas, por exemplo, e verificar se o link é seguro. Ou apenas observar na parte inferior esquerda da página, que pré-visualiza o link de onde o mouse está encima. Dicas assim evitam que você entre em sites maliciosos e pegue vírus.

Uma dica é notar os domínios. Domínios .com, .com.br, .gov, .org… e estes conhecidos são, normalmente, seguros e você não precisa se preocupar com eles.

 

E-mail

Imagem 03

Cuidado com e-mails. Particularmente eu nem leio e-mail que falam de correntes, e-mail que falam de vírus poderosíssimos (engraçado né), de sites de relacionamento em espanhol (aliás, só abro os do orkut, facebook e twitter, se o remetente estiver de acordo com os padrões do site, de propagandas desconhecidas, de fotos (nunca abra e-mail com fotos, exceto no caso da pessoa ter te avisado previamente, pessoalmente), nem e-mails de almas atormentadas e afins… Só abra aquilo que você conhece e não baixe apresentações de PowerPoint, a não ser no caso da pessoa ter te avisado que te mandaria uma.

PS.: É VÍRUS AQUELE MALDITO E-MAIL FALANDO QUE SACANEARAM SUA FOTO NA NET.

 

MSN

 

Tudo o que foi falado para o Orkut e o MSN vale aqui.

 

Pesquisas no Google

 

Tome muito cuidado com suas pesquisas. Sites suspeitos são foco de vírus. Recomendo ter instalado, caso use o FireFox, o addOn AdBlock. Ele bloqueia propagandas, o que pode evitar que viroses perdidas nelas entrem no seu computador.

 

Encurtadores de URL

 

Com o Twitter se popularizando, e a necessidade de encurtar URL´s (endereços da web), surgiram sites que encurtam o endereço de qualquer site que você queira. O problema? Como saber se o site é confiável ou não. Ai, eu caro amigo, o jeito é apelar para a confiança na pessoa que te passou isso. Apostar no histórico da pessoa. Normalmente esses sites já detectam pessoas de má fé e viroses, mas o jeito mais seguro, ainda, é só entrar nesses links quando alguém de segurança o tenha mandado.

 

Mas eu já estou com vírus! Como faço? Agora o jeito é remediar. Vamos aprender então como usar o anti-vírus

 

Anti-virus

 

O anti-vírus que mais recomendo é o Avira. Ele é grátis e detecta as pragas da internet. Muitas empresas usam ele, o que garante que ele é realmente bom. Vocês podem baixar ele no site do Baixaki (link: http://www.baixaki.com.br/download/avira-antivir-personal-edition-classic.htm).

 

Pen-Drive

 

O terror de quem usa pendrive é aquele maldito vírus “autorun”. Para estas e outras pragas usem este programa de remoção de vírus.

(Link: http://www.baixaki.com.br/download/mx-one-antivirus.htm)

 

Registros e Bagulhos

 

Outra coisa que pesa muito o computador é aquele tanto de coisinha que se instala com outros programas, as vezes sem querer. A área de trabalho e o seu navegador de internet são bons medidores do tanto de bagulho extra que existe no seu computador.

Imagem 06

As barrinhas de navegadores mostra que seu computador está com muita coisa, provavelmente, inútil. Até hoje não conheci um ser humano que usasse essas barras de atalho em navegador, tirando uma ou outra beeem específica. Se você tem alguma dessas “ToolBars”, removê-las faz com que seu navegador inicie mais rápido.

Alternativa para recursos que você talvez use nessas barras é a utilização de addOns. O FireFox e o Google Chrome possuem diversos AddOns que auxiliam na navegação e não pesam como essas barras.

Imagem 04

A área de trabalho também indica o quanto de coisa inútil você pode ter em seu computador. Caso você tenha uma área de trabalho assim (imagem acima) e não utiliza nem 1/10 de tudo isso, está na hora de dar uma passadinha no painel de controle e desinstalar alguns aplicativos.

No painel de controle, vá em “Adicionar ou Remover Programas” e comece a limpeza. Remova tudo que você não use (todas essas toolbars). Cuidado para não remover programas necessários para o Windows. Qualquer dúvida vá no Google e pesquise. Remova mesmo os programas que você lembra que instalou e não utiliza (e nem pretende) utilizar mais.

E para dar um toque final:

 

CCleaner

 

(Link: http://www.baixaki.com.br/download/ccleaner.htm)

Este programa limpa os registros do seu computador e arquivos inúteis. Isso melhora extremamente a performance do seu amiguinho.

Para usá-lo é muito simples. Seguem-se imagens do passo a passo para limpeza simples e eficiente.

Imagem 04

Imagem 05Imagem 06Imagem 07Imagem 08

É extremamente fácil de usá-lo.

 

Agora mãos à obra!

Retire os programas inúteis, passe os anti-vírus, limpe os registros (e se quiser, finalize com uma desfragmentação de disco) e pronto, se computador deve ter uma melhora de desempenho significativa.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Archy-Files | by TNB ©2010